Dec 1, 2007

ThanksGiving

É tradição que na quarta 5f de Novembro se celebra o Thanksgiving nos US. Neste dia celebra-se, e agradece-se, o que se conseguiu obter no final das colheitas, ou se voltar uns passinhos largos atrás no tempo remonta a Pilgrims e ao apoio que lhe foi dado pelos NativeAmerican. Hoje em dia é feriado nacional, e a 6f seguinte é a chamada Black Friday, em que começa oficialmente a época do Natal, pelo que nesse dia há descontos brutais que levam os mais corajosos a ir para as filas depois do jantar de ThanksGiving para esperar pela abertura das lojas às 4AM.

Aproveitei a oportunidade e aceitei o convite do Prof. Moreira para o almoço de Thanksgiving num ambiente tipicamente americano. As ruas desertas, todos os negócios fechados, todos passam este dia em família. Ia passar o fds com 4 amigos a Boston, que plo caminho me deixaram em Norfolk, Massassuchets, para o almoço.
Uma casa enorme, à americana, num bairro super pacato. Éramos cerca de 20 pessoas, o casal da casa, os filhos, as respectivas, os amigos, os primos, as tias, e eu. Rapidamente fui apresentada a todos e ainda mais rapidamente esqueci os nomes todos...
Antes de nos sentarmos para o almoço fizemos uma roda e todos de braço-dado agradecemos pelo ano que passou, desde o último thanksgiving, pelas metas atingidas e pelos obstáculos ultrapassados, pela saúde e pela sorte. À mesa contavam-se histórias, partilhavam-se aventuras e descobriam-se curiosidades. Conheci a Annita e o Rob, vão a Portugal em Abril e ficam bem pertinho no Estoril, ficou a promessa duma visita guiada. A ementa era variada e muito típica daquele dia pelo que fui aprendendo: turkey, gravy, cranberry sauce, sweet potatoes, stuffing, e mais que nem sei o nome... estava tudo bom, só não gostei dum acompanhamento de natas e raspberry - era demasiadamente doce.
Depois de almoço distribuímo-nos pelas várias salas consoante o que queríamos fazer. Eu juntei-me à sala dos jogos. Tínhamos idades entre os 24 e os 31 e alegremente nos disputámos em equipas no "smarter than a 5th grade", ou a solo no UNO. Chegaram as sobremesas, apple pie, apple pie com gelado, cookies, pumpkin pie, coconut cake, etc etc etc. Pumpkin pie foi a minha escolha!
Já o dia ia longo e mudei-me com os rapazes para ver futebol americano, que mais poderíamos ir ver?? O serão continuou e o sono começou a vir... Tínha-me levantado às 2h45 da matina para arrancar de Bmore as 4AM... acabei por adormecer aconchegada no sofá com uma mantinha. Mais tarde, acordaram-me com festinhas..... o dia chegava ao fim, e fui ensonada para dormir a minha primeira noite em Boston. Tive um tratamento 5 estrelas!

No comments: