Jul 5, 2007

4th July @ Washington DC

Não sei bem porquê, mas a única data de independênia que sempre soube para além da Portuguesa foi a americana. As festividades e comemorações sempre chegaram aos meus ouvidos em PT.
A vontade geral não era ir a DC. As razoes eram várias, situação instável com os atentados em Londres, o que trouxe um alerta geral para além do normal à roda deste dia, a juntar à possibilidade de um tornado nesta costa...
Mas, estando aqui tão pertinho gostava mesmo de ir a DC e fiz questão de passar o feriado nacional na capital!

Depois de almoço, lá me fiz a estrada com a F e o B. Uma paragem no caminho para comprar café, e a viagem foi tranquilissima, sem transito nenhum (UAU!!)

Em Washington as ruas estavam decoradas e a zona do National Mall estava fechada ao trânsito. Estava enublado e as ruas não estavam cheias de gente (qt a mim uma sorte) muito devido às razões que já referi.
Além de ver como se vestia capital neste dia, tinhamos dois objectivos: ver uma exposição especial no Smithsonian Institution e conhecer mais uma portuguesa, a Rita!

"Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and 17th Centuries" foi a exposição que fomos ver, está até 16 de Setembro na Gallery of Art na Arthur M. Sackler Gallery.
Quem (está por estas bandas e) quer ter um gostinho de como foram os exploradores portugueses vistos plos outros povos, viajar nos mapas pintados na altura, e perder-se em peças que estão hoje em dia espalhadas por Portugal e pelo mundo, deve visitar esta exposição!! Para além disso, ver uma exposição do nosso país além fronteiras é sempre muito gratificante!
Tem uma pintura de Lisboa enorme a entrada, da qual acho que qualquer lisboeta se orgulha, e foi com muito gosto que explicámos a duas senhoras americanas, o que era cada coisa, o que tinha sido destruido em 1755 e o que tinha sido reconstruído!!

O tempo piorava, e ja de guarda-chuva fomos a descoberta da R! Quem vir uma rapariga sozinha com ar de portuguesa ganha. Ganhei!
Depois das apresentações iniciais fomos lanchar e conhecermo-nos um bocadinho melhor! A R, muito simpática por sinal, é de Lisboa! Hurrey, mais uma alminha alfacinha para contrariar as estatísticas!! Ficou a promessa de mais viagens a DC, de uma visita a Baltimore, umas viagenzinhas locais culturais e outras de espírito mais "enfeirante"!!

O dia chegava ao fim e o tempo esgotava-se, a capital começava a encher-se de corajosos para ver o fogo de artifício. Com o mau tempo viemos para Baltimore e apanhámos a maior tempestade que vi cá desde que cheguei! Como é que num período tão pequeno de tempo choveu tanto.... os relâmpagos, esses foram apelidados de fogo de artifício patrocinado pela natureza!!

Anyway, para verem como foram os fireworks na capital este ano, aqui está:

2 comments:

Anonymous said...

Fizeste bem :) Como estar num local estrangeiro sem o sentir, sem tentar entendê.lo,sem tentar perceber as pessoas? ( para lobo que não gosta de pessoas, estou muito moderada !! ).Gostei do fogo de artificio, mas como boa leoa, 4th July , para me, myself and I, é Bruce Springsteen...God Helps America :)

Anonymous said...

http://www.portuguesefoundation.org/cartas.htm

Veja este link, assim que tiver tempo, mandarei mais..

Herr