Jun 11, 2007

Toronto :: Road Trip (Part 2)

À tardinha de sabado chegamos a Toronto.
Ainda havia luz para comecar a descobrir que aquela cidade na margem norte do Lago Ontario me ia maravilhar!!

A frase mais ouvida começava ja a ser "where's the towerrrr?"
O plano era simples: hotel, descarregar as malas, duche, jantarinho e barzinho soft para as boas vindas! E assim foi!
Um jantarinho num italiano que começou a revelar todas as potencialidades de Toronto!! A um sabado a noite as ruas estavam cheias de gente gira, de estilos diferentes, de estilos alternativos, de caras bunitas, de saltos altos, de gravatas com jeans, de chapeus, de skaters, de bicicletas... de vida e energia!!

Domingo era para acordar cedinho e passear! Assim foi, passeata por downtown, paragens obrigatórias para as infindáveis fotos do M e do J!!


O tempo estava manhoso plo que ainda entramos no Toronto Eaton Center e fomos espreitar o PATH que e basicamente uma rede enorme (27 km) de tuneis cheios de lojas construido por baixo da cidade, que serve como o mall de inverno de Toronto. Tudo o que se possa imaginar esta la, portanto quando o frio aperta e a neve nao para de cair, a solução é ir ao PATH tratar do enfeiranço necessario ou atravessar a cidade sem ter que meter o narizinho na rua e evitar o "enrregelamento" geral dos ossinhos =)


Uma tour de bus e sempre uma boa opção para conhecer a cidade.. Turistas priveligiados que eramos decidimos aproveitar a vantagem de ter a "biatura" e passeamos pla cidade com a ajuda do mapa e da lista Top10 de principais atracções da cidade!! O G era o motorista e eu a guia de serviço!!


Com direito a paragens por onde apetecia!!
Conduz-se bem na cidade, mas confesso que havia falta de sinais em cruzamentos e de alguma ordem em geral!!

Toronto tem uma comunidade enorme de Portugueses, e no fim do dia la fomos ao bairro "Little Portugal" onde jantamos. Depois de falar com o dono (açoreano) a escolha foi unânime: caldo verde e febras grelhadas, para beber ja inovamos mais - Monte Velho, Super Bock, Sumol de laranja. No fim o J provou a Aguardente Velha e os tugas uma bebida alemã (ui que doce..!).

Finalmente la fomos visitar a tao famosa CN Tower, mesmo ao lado do Rogers Center (um enorme pavilhao desportivo)

A CN Tower tem o record do Guiness por ser a mais alta estrutura mundial não sustentada por cabos e em solo firme - 553.33 m. A Torre é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.
Subimos ao 1 observatorio, a 342 m, onde me deliciei com a vista da cidade!! Estava uma noite limpa de modo que se viam luzinhas durante uma extensão interminável, muito para além dos limites da cidade!!


Este observatório tem 2 pisos e no piso inferior ha uma superficie com chão de vidro que permite ver o chao bem mesmo la em baixoooo e uma sessão de fotos imaginativa!!!

Tbem tinhamos planeado subir ao segundo observatório, o Sky Pod, a 447 m (o + alto do mundo), mas por problemas logisticos e mal entendidos esse observatorio ja tinha encerrado. Ficamos um bocado desapontados, mas de facto essa falha tecnica permitiu-nos subir no dia a seguir durante o dia a custo zero!! foi o 2 em 1 =)
Nao fosse eu a distraida do costume e nao tinha metido a "pata na poca" mais uma vez... Eu so queria ajudar qd me ofereci para tirar uma foto a uma familia numerosa de african-american. Tirei duas fotos, porque achei que a primeira nao tinha ficado boa, no fim consegui rematar "I'm sorry, I can't do better, the picture is very dark" ...... so percebi a bronca quando uns metrinhos mais a frente o G me perguntou se era maluca, e só aí eu caí em mim, e desatei a rir com tal gafe!!!

Domingo a noite, quem acha que a cidade estava parada engana-se!!! Fomos, a conselho de uma universitaria russa que conhecemos na tasca tuga, a uma festa num club na King Street, onde ela ate ofereceu por os nossos nomes na guest list!!
La tivemos a nossa noite de pezinho de dança em terras canadianas, o espaço era engraçado, uma decoração minimalista mas simpática. A musica era comercial, por isso nao me encheu as medidas, mas sem duvida que a frequencia do Club encheu as medidas do 3 meninos turistas =)

2f era dia de regresso!!
Mas nao antes de irmos ao Sky Pod na CN Tower. Nem o facto de ser 2f e de n ser feriado em Toronto evitou a turistica espera, de qualquer atracção, em qualquer cidade... bah! seca! Mas como quem espera sempre alcanca, diria que valeu a pena!!

Estava um dia lindo, com o céu totalmente descoberto, pelo que tivemos a sorte de ver toda a cidade, reconhecer os sitios onde tinhamos idos, ter uma vista priveligiada para as ilhas e para todos os arranha-céus que se espalham pla cidade.

Quando ja se esta nas alturas, uns metros a mais nao fazem toda a diferença na minha opiniao, mas foi no SkyPod que me concentrei a olhar para a enorme extensao do Lago e vi uns predios la ao fundinho..... era Niagara Falls! UAU!!! Afinal ve-se, um pontinho no meio do lago mas ve-se!!!

Chegava a hora de voltarmos a Baltimore, para ter-mos a segunda dose da literal "road trip". Nao foi um final feliz! Foi mesmo a maior espera que ja tive numa viagem, um acidente logo a saida de Toronto reteve-nos por cerca de 4h em fila parada... desespero, calor, risota, trocas de lugares, leque, e mais desespero para esta "never ending trip"..
Chegados de madrugada foi descansar e voltar a realidade!
Toronto passou a ser das minahs cidades preferidas!!!
Sem duvida uma das cidades mais dinamicas que ja conheci! Visitem, vale muito a pena!!!

1 comment:

Mónica Lice said...

Também já lá estive e gostei imenso! Vale mesmo a pena!

Beijinhos.