Oct 16, 2007

Aprender DC

E quando eu mais achava que as minhas visitas relâmpago a DC tinham acabado no dia em que a Rita apanhou o avião de volta para Tugaland... conheci o Afonso.
O Afonso não é de DC nem tem lá casa, mas a prima dele tem uma casinha jeitosíssima em VA, pertíssimo de DC! Olha que bom.
. Eu conheço o Afonso.
. O Afonso conhece a prima.
. O Afonso vai passar uns dias a DC com a prima.
.:. Com estes dados ja podem vocês fazer as contas, e se as fizerem bem feitas, o resultado deverá ser uma visita "da eu" a DC.

Só a ideia de ter entrado no carro 6f de manha com uma mochila de fds animou-me logo o resto do dia!! Os meus planos eram simples e pouco definidos, a excepção de uma tour no sábado de manha, para o pessoal do FulBright Program, a qual eu alegremente me colei sem pensar duas vezes. Afinal, já fui a DC algumas vezes, mas pela primeira vez teria a oportunidade de não ser guia de mim mesma. De resto, e como habitualmente, seize the day!
A visita guiada foi.... genial! De facto, é díficil arranjar palavras que descrevam a tour que tivémos por Washington. Um grupo de ilustres mentes brilhantes, eu, e um guia fabuloso.
O AK era seriamente uma enciclopédia ambulante!! Fez do meu passeio de sábado um dos passeios mais interessantes que fiz.
5h de visita não são uma eternidade e por isso ficámo-nos pelos monumentos principais, ou pelo menos mais carismáticos, da capital dos states: White House e Lafayette Square, o US Capitol e o Washington Monument, a Union Station, o TJefferson, o FDRoosevelt e o ALincoln Memorials.


A juntar aos ingredientes enumerados, regámos a visita com uma pitada dos detalhes de cada um, dos pormenores por de trás da sua construção, da simbologia do todo e das partes. Misturámos o enquadramento de DC nos pontos cardeais, o modo de funcionamento da política, e o porquê de alguns nomes. Enquanto bebíamos toda esta informação, adicionámos q.b. de historietas relacionadas, colheradas de curiosidades (sabem que o sentido figurado da palavra lobby nasceu nos us?) e muitas muitas entrelinhas..
Aprendi tudo o que pude, mas tenho a certeza que nem metade do que devia. Aprendi o que não era suposto também. Fizemos uns amigos luso-brasileiros durante o dia e ficou prometida a visita a Bmore.

Foi fds de panquecas num Authentic American Classic diner. Back to the 60's: uma Juke Box ao pé das mesas a tocar Beach Boys, Beatles, Grease, e por ai!!
Para acabar (ou não) um jantar no requintado bairro de Georgetown e uma saídita no Lima, para matar saudades da Rita e do Gonçalo. Carrinho estacionado a porta e entrada à palix fizeram (algumas d)as delícias da noite.

3 comments:

Anonymous said...

Great description! Apanhaste muito bem o essencial. Vê-se que és uma blogger convicta. Hugs.

foxtrot said...

Aqui so' se descreve o essencial! O resto e' para quem pode nao e' para quem quer!

Anocas said...

Saudades... Também tenho fotos exactamente nos mesmos sitios que tu!!! Com a diferença que foram ha uns anos, e foram no verao...